terça-feira, 26 de julho de 2011

Tipos e utilidades de panelas




1 - De pressão: Indicadas para grãos e algumas carnes. São práticas e proporcionam rapidez.

2 - De inox: São extremamente bonitas e chiques, mas é preciso ter muito cuidado com sua compra, pois há modelos que primam pela aparência, mas queimam todos os alimentos. Na hora da compra, olhe o fundo da panela. Se for triplo, apresenta vantagem na hora do aquecimento do alimento. Depois de lavadas, devem ser secas rapidamente, para não manchar.

3 - Com revestimento antiaderente: É uma boa panela, mas é preciso cuidado para não arranhá-la, utilizando sempre uma colher antiaderente ou de plástico resistente, ou ainda de madeira ou bambu. São fáceis para lavar, basta apenas uma esponja macia. Quando os alimentos são preparados em panelas antiaderentes rasas, ficam como se tivessem sido grelhados, com pouquíssimo óleo.

4 - De vidro temperado: É uma panela muito boa. Fácil de lavar, vai ao microondas e ao fogão tradicional ou elétrico. É difícil de achar para comprar, as mais grossas são mais resistentes. Vão do freezer ao fogão. Melhor preparar molhos e cozidos. O cuidado do uso é com a altura da chama do fogão. Assim que aquecido, diminua o fogo, pois o vidro retém o calor e a mantém quente. Por exemplo, quando fizer arroz, assim que começar a secar a água, desligue e tampe, já que só o calor do vidro finaliza o cozimento.

5 - De barro: Deixa a comida uma delícia. É uma opção especial, não tem contra-indicação. Os peixes e carnes com molhos são os melhores pratos para serem preparados. A panela típica capixaba nova tem de ser queimada com óleo antes do primeiro uso. Depois, com o uso, assim que aquecida prepara rápido os alimentos e tem a vantagem de mantê-los quentes, borbulhando na mesa.

6 - De ferro: É ótima para a saúde, mas é pesada e não pode ser arranhada, pois se enferrujar, perde-se a panela. Dá um gosto diferente à comida. Guarde-a separada das demais para não arranhar.

7 - De pedra-sabão: São válidas as mesmas observações para as panelas de ferro, sendo necessário curar com óleo e calor antes do primeiro uso.

8 - De alumínio: São as mais comuns no mercado. Fáceis de manipular e cozinhar alimentos. As preparações secas como farofas e as frituras são as mais indicadas neste material.

9 - De ágata: São lindas e preparam melhor alimentos como molhos, caldos ou cozidos. Assim como as de vidro, costumam grudar alimentos internamente dependendo do preparo. A higiene fica comprometida. Cuidado para não deixar cair, pois trincam.

10 - A vapor: As japonesas são as melhores, próprias para fazer arroz e risotos chineses. Ideais também para cozinhar vegetais e vários outros pratos com carnes e peixes.

11 - Elétricas: Fácil preparo para qualquer tipo de prato ou de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário