terça-feira, 5 de julho de 2011

Como incentivar seu filho a comer de forma mais saudável



Para que uma criança crie hábitos saudáveis em sua alimentação é muito importante que os pais as incentivem a comer grãos, legumes, verduras e frutas, alerta a nutricionista Vanderli Marchiori. "Faça as refeições junto com os seus filhos, estimule o consumo de legumes e frutas e, se possível, prepare os alimentos na companhia deles de forma a mostrar a importância de uma alimentação saudável para toda a vida", afirma ela.

Vanderli chama a atenção para a importância de se consumir carboidratos, principalmente os integrais. "Para um bom desenvolvimento, de 50% a 60% da alimentação da criança deve ser composta por carboidratos. Deve-se dar preferência aos integrais, por serem ricos em fibras, ao serem quebrados, atingem a corrente sanguínea mais lentamente, deixando a criança satisfeita por mais tempo".

A Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias – também destaca os benefícios nutricionais do macarrão na alimentação infantil. "As refeições com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente" diz Claudio Zanão, presidente da Abima, citando uma das resoluções do Consenso Científico para a Saudabilidade da Massa, documento elaborado por 16 renomados especialistas de 13 países.

Vanderli sugere que os pais incluam, no café da manhã e lanches da escola, pães e biscoitos integrais. "Assim, a criança já vai se acostumando aos grãos. O macarrão, também integral, pode ser consumido no almoço e no jantar com molhos menos calóricos e, se possível, incluindo algum tipo de vegetal em seu preparo, por exemplo: macarrão com brócolis e tomate e macarrão a bolognesa com cenoura", diz.

Uma dieta equilibrada também ajuda a reduzir os riscos da obesidade na infância. Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade já é uma epidemia no Brasil. Os resultados do estudo mostraram que o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.

Para a especialista, esta triste realidade se deve, em grande parte, aos hábitos errados de alimentação. "Na correria do dia a dia, muitas famílias brasileiras priorizam os alimentos práticos, como congelados e snacks, há opções mais saudáveis", avalia.

Fonte: Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário