quinta-feira, 12 de maio de 2011

Saiba como conservar melhor os seus alimentos


Imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso organismo, as frutas e os legumes são fontes de vitaminas e minerais. Mas são necessárias algumas precauções para melhor conservá-los. A nutricionista goiana Nadia Campana explica que esses alimentos são muitos sensíveis à luz, ao ar e ao calor. “Compre apenas o que irá consumir durante a semana. E deixe para descascar, cortar ou fazer sucos minutos antes do consumo”.
De acordo com a nutricionista, o ideal é o consumo imediato, mas se tiver que armazenar o melhor é optar pelo congelamento. “Ao congelar frutas e legumes, perde-se menos vitaminas”, conta. “Mesmo assim, não se evita a perda total das propriedades nutritivas”.

Para retirar os vestígios de agrotóxicos, Nadia indica o uso de duas colheres de sopa de vinagre diluídas em um litro de água. “Lave em água corrente e deixe o alimento de molho nesta solução por cerca de 30 minutos. Depois lave mais uma vez”. Segundo a nutricionista, você também pode limpar as frutas e os legumes com o auxílio de uma bucha ou uma escova de cerdas macias. “Essa é uma garantia a mais para se livrar da camada de bactérias e produtos químicos”.

Na hora de preparar, prefira consumir os alimentos crus ou feitos no vapor. “Alternar o modo de preparo é uma forma de garantir que diferentes nutrientes sejam aproveitados pelo nosso organismo”. A nutricionista ainda atenta para a sazonalidade de frutas e legumes: “Compre sempre os que são ‘da época’, que são mais frescos, porque não precisam ser transportados de longas distâncias”, ela recomenda.

Confira a lista dos que estão disponíveis neste período de outono, até junho:

Frutas: Abacate, banana-d’água, banana-maçã, banana nanica, limão, coco, fruta-do-conde, goiaba, limão, laranja-lima, laranja Bahia, laranja seleta, mação, mamão, maracujá, tangerina.

Hortaliças: Abóbora, agrião, mandioca, batata-doce, jiló, brócolis, chicória, inhame, milho e nabo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário