segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diga adeus ao efeito iô-iô




Não há dúvida: as dietas ajudam a perder peso rapidamente. Porém, manter a silhueta conquistada não é tarefa das mais fáceis. Algumas pessoas chegam até a ganhar mais quilos do que tinham antes. Mas se engana quem pensa que o ganho de peso está ligado apenas ao retorno dos velhos hábitos alimentares.

Para a nutricionista francesa Eugénie Frering, quem segue dietas ingere menos calorias, o que força o corpo a acessar suas reservas de gordura para perder peso. “Porém, o corpo se adapta à situação de escassez e passa a estocar mais calorias”, afirma. “É como se o organismo lembrasse que foi maltratado por um tempo.”

É aí que surge o temido efeito ioiô, a sucessão de perda e ganho de peso. E com ele, surgem também efeitos nocivos para o organismo. Os pesquisadores Brownell e Rodin concluíram no livro “Medical, Metabolic, and Psychological Effects of Weight Cycling" que quem se submete a dietas de efeito rápido corre um risco maior de desenvolver doenças do coração, hipertensão e diabetes.

De acordo com a nutricionista, existem soluções simples para lutar contra o efeito ioiô. Ela diz que não se deve seguir regimes muito radicais que podem maltratar o seu corpo. “O ideal é perder entre 2 e 4 quilos por mês”. Além disso, o ideal é dar preferência às proteínas. “Esse é o alimento preferido dos músculos. Mas prefira as fontes magras, como carne de peixe, a soja e ovos”.

Por último, a especialista indica a prática de atividades físicas. “O esporte permite que a gordura dê lugar aos músculos e esse deve ser o objetivo de qualquer dieta, perder gordura e não necessariamente o peso”.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário