sexta-feira, 6 de maio de 2011

Limão: Conheça os benefícios do azedinho



Como um anti-séptico natural, o sumo do limão é capaz de destruir bactérias e infecções, proporciona volume e brilho aos fios do cabelo, previne diabetes e ainda funciona como excelente tônico para o fígado. Rico em vitamina B, riboflavina, vitamina C, cálcio, fósforo, carboidratos, e proteínas a fruta ainda possui um poder antioxidante, capaz de ajudar a minimizar os efeitos da idade.

Sua versatilidade propicia várias maneiras de preparo e consumo, dentre elas sucos, temperos de saladas, molhos ou até mesmo puro. Para potencializar o efeito anti envelhecimento a limonada suíça é a melhor opção, já que dessa maneira utiliza as propriedades da casca.

Quais benefícios podem ser associados ao consumo diário do limão?

• Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.

• A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para o organismo se manter saudável.

• Outro benefício da fruta é para o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais.

• Para quem teme o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento (perda de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).

• Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.

• Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo).

• Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

• Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

• Alguns estudos ainda associam o consumo de limão com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.

• Além desses benefícios, o limão ajuda a conservar alguns alimentos, por exemplo, se for fazer um suco de maçã, para evitar o escurecimento do mesmo, esprema um pouco dessa fruta e garanta melhor qualidade na conservação do suco.

Quanto consumir de limão para ter esses benefícios?

Tomado diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo, promovendo todos os seus benefícios.

Caso a pessoa não consiga fazer dessa forma, poderá usar na salada, como tempero, e ainda em preparações de outras refeições. Mas lembre-se, o ideal é 1 limão por dia.

Qual o melhor tipo de limão?

Você irá encontrar todos os benefícios no limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.

Outras considerações

• Para quem tem hipersensibilidade nos dentes, use canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte.

• O ideal é beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário