quarta-feira, 25 de julho de 2012

A produção de alimentos é realmente uma questão séria e polêmica



O crescimento populacional do mundo tem mexido com questões polêmicas e cruciais para a humanidade. As estimativas de que seremos 9 bilhões de pessoas em 2050 exige de todos nós uma compreensão das nossas enormes demandas nutricionais para que possamos alcançar alimentos em volume suficiente, que sejam nutritivos, seguros, sustentáveis e economicamente viáveis.
Quando analisamos a produção de alimentos, é preocupante a perda de 30 a 50% das colheitas antes que alcancem a nossa mesa. A logística deve melhorar. Enquanto a demanda está crescendo, a disponibilidade de recursos naturais como água e terra produtiva está diminuindo. Inundações quadruplicaram nas últimas 3 décadas, períodos de seca estão mais rigorosos e prolongados. Para proteger nossos recursos naturais e sermos sustentáveis, precisamos desmatar menos e sermos muito eficientes em nossas lavouras.
Do ponto de vista nutricional, é irreal a ideia de que nossas terras estejam em seu limite de produção e de que nossos alimentos perderam qualidade. Na realidade, não precisamos de nenhum suplemento nutricional quando nos alimentamos corretamente, pois nossos alimentos, provenientes das lavouras, têm pleno poder nutricional, seja ele orgânico ou oriundo das lavouras com cultivo tradicional.
Do ponto de vista da segurança alimentar é preciso analisar os riscos dos alimentos frente ao uso de defensivos agrícolas para que não tenhamos uma visão irreal do tema. Há uma verdadeira onda de temor de intoxicação alimentar com o uso dos agrotóxicos, mas não temos conhecimento de nenhum quadro de intoxicação alimentar causado por esta forma de cultivo. Apesar disso, precisamos de garantias de que o nosso produtor esteja utilizando o produto certo e em quantidade correta e respeitando o período de carência entre a aplicação dos agrotóxicos e a sua colheita e consumo.   
Empresas pesquisam grãos resistentes e mais ricos em nutrientes. Mas a inovação tecnológica não será capaz de resolver todos os problemas. A  produção de alimentos geneticamente modificados divide opiniões e traduz a grande dificuldade que é mexer em nossos alimentos. Qualquer resposta a esses problemas não pode deixar de contemplar os pequenos produtores que cultivam grande parte dos alimentos do mundo, através do compartilhamento de novos conhecimentos que podem torná-los mais produtivos, eficientes e seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário