quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Importância da Hidratação




  Com a chegada do verão, há o aumento da temperatura ambiente. O calor provoca um aumento na temperatura corporal e, com o objetivo de manter adequada a temperatura corporal de 36°c, começamos a suar. Com o suor perdemos líquidos e sais minerais que são essenciais para o funcionamento e hidratação do organismo.

  A água faz parte de diversos mecanismos corporais e do funcionamento dos órgãos, inclusive, da respiração, do coração e dos rins. Eliminamos, por dia, em torno de 2,5 litros de água pela urina, fezes, respiração e transpiração.

  Um problema bastante comum nesta estação é a desidratação, que acontece quando o organismo está com menos quantidade de água que a necessária. Essa quantidade insuficiente de água, na maioria das vezes, decorre da ingestão insuficiente ou da perda excessiva de líquidos.

  As perdas de líquidos ocorrem em diferentes situações, como: transpiração excessiva, esforço físico, diarreias ou vômitos, provocados por uma intoxicação alimentar de alimentos contaminados ou estragados, após o consumo de bebida alcoólica.

  A desidratação provoca alguns sintomas, como: sede excessiva, constipação intestinal, redução do volume urinário, porém, em um segundo momento, a pele, os cabelos e olhos ficam ressecados. Um terceiro sinal, sintomas mais grave, de cansaço, a sonolência e falta de concentração. É importante ressaltar que a sede é um sinal que já estamos desidratados!

  Uma boa maneira de avaliar o nível de hidratação é observando a cor da urina. Quanto mais escura e concentrada junto a pequenas quantidades de urina, de tom amarelo escuro e odor forte, maiores chances de desidratação.

  A Recomendação Nutricional de ingestão de água é beber, no mínimo, 8 copos por dia, em torno, de 2 litros.

Mantenha-se Hidratado:
• Beba, com frequência, água em pequenos volumes. Andar com uma garrafinha de água é uma boa estratégia.
• Os líquidos podem ser oferecidos também na forma de chás e sucos. Cuidado com o excesso de calorias!
• Aumente o consumo de frutas e legumes frescos: estes alimentos são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação por mais tempo.
• A água de coco além de refrescante é um isotônico natural, hidrata e repõe sais minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário