quarta-feira, 8 de junho de 2011

Benefícios dos temperos





A dieta dos brasileiros é caracterizada pelo excesso de açucares, gorduras e sal, além de ser deficiente em nutrientes essenciais como vitaminas antioxidantes, zinco e selênio. É importante que a alimentação tenha sua composição otimizada em busca de efeitos protetores.

Algumas especiarias e ervas podem prevenir e aliviar problemas do nosso organismo, e nós podemos usá-las no preparo das saladas. O vinagre e as ervas também são ótimos para diminuir a quantidade de sal utilizado no preparo dos alimentos.

•Azeite de Oliva: rico em vitamina E, gordura monoinsaturada e fitoquímicos, que protegem o sistema cardiovascular, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Evitam episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer de cólon e de mama. O processamento do azeite diminui o seu conteúdo nutritivo, use azeite menos processado ou extra virgem. Versátil e saboroso é rico em energia e auxilia na absorção de várias vitaminas, além de compor a estrutura celular. Mesmo assim seu consumo não deve ser alto mas comedido, já que é altamente calórico. Todas as gorduras, de origem animal ou vegetal, possuem a mesma densidade energética de 09 Kcal/g. Assim como os demais óleos vegetais, o azeite de oliva é composto principalmente por ácidos graxos insaturados (mono ou poliinsaturados), a diferença no entanto está na concentração das moléculas. O óleo de oliva possui mais de 40% de ácidos graxos monoinsaturados, por isso pode ser incluído na lista de "óleos bons".

•Vinagre: quase não contém calorias. Uma porção de 3 colheres de chá/dia é recomendado, e podem reduzir reações da glicose no sangue. Ele também proporciona maior sensação de saciedade após as refeições.

•Alho: age como anti-inflamatório e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Tem ação antibacteriana e antifúngica. Para ativar o seu poder nutricional, após cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de cozinhar.


•Cebola: rica em vitaminas B1, B2, C, e em antioxidantes, tem ação anti-inflamatória e reduz a pressão arterial. O cozimento e a alta temperatura pouco modificam as suas propriedades.

•Orégano e Manjericão: apresentam propriedades antioxidantes e devem ser utilizados no lugar de temperos industrializados que são, na maioria, ricos em sódio.

•Pimenta: fonte de betacaroteno, vitamina C e antioxidante. Segundo estudos recentes elas podem ainda agir como anticoagulante.

•Salsa: fonte de betacaroteno, vitamina C, complexo B e ácido fólico. Apresenta minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, enxofre e magnésio. Diurética e antiflatulenta.

Contra-Indicações:

• Pessoas com gastrite ou úlceras gástricas têm restrições ao consumo de vinagre;

• O alho cru pode causar azia;

• O azeite de oliva extra virgem deve ser consumido com moderação, devido ao alto valor calórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário