quarta-feira, 14 de março de 2012

Como economizar nas compras do supermercado


Temos algumas dicas que podem ajudar a minimizar esses problemas.

No supermercado:

1) Faça cardápios! As pessoas geralmente vão ao supermercado e compram aleatoriamente, sem saber o que vão fazer com todos aqueles alimentos. Compram simplesmente porque gostam daqueles ingredientes e acham que vão usar em alguma coisa, não é mesmo?
Pois é, no final jogam metade do que compraram no lixo. Com o cardápio, você sabe exatamente o que vai comer e o que vai comprar.
Uma ajudinha: na semana que antecede suas compras, faça o cardápio e olhe as receitas. A partir daí, você faz a lista de compras com os ingredientes que constam lá. Não se esqueça de dar uma olhada no que já tem em casa.

2) Sempre leve uma lista: Isso vai deixar você mais focada no que precisa e não no que achou apetitoso na gôndola.

3) Compre frutas e verduras da estação: As outras ficam muito mais caras e nem são tão saborosas. Para saber quais estão na época consulte nossa tabela.

4) Não vá com fome no supermercado: Você vai ficar com vontade de comer tudo e vai comprar muito mais.

5) Não leve seus filhos para fazer compras: Crianças pedem guloseimas e produtos específicos, portanto pode ser um pouco complicado lidar com um orçamento apertado com elas por perto.

6) Pesquise: Se quer mesmo economizar esqueça a ideia de fazer todas as compras em um único dia e em um único estabelecimento. A menos que você more longe ou não tenha tempo, o ideal é pesquisar os dias e os locais que tenham as melhores promoções. Pode ser cansativo esse ato de picar as compras, porém dá para fazer uma boa economia.



Em casa:

1) Use os “restos” de alguns legumes para fazer sopas ou purês, como por exemplo as folhas do brócolis, talos do aspargos…

2) Se fez um frango assado hoje e sobrou, faça um strogonoffe, panqueca ou torta de frango em até 2 dias. O frango ainda estará ótimo para ser usado! O mesmo princípio vale para carnes (desfie e faça sanduíche de carne louca para o lanche!), peixes  e outros ingredientes.

3) Não esqueça os legumes na geladeira. Um dia você pode ter uma surpresa desagradável no fundo da gaveta.

4) Organize a geladeira de forma a deixar os alimentos nas prateleiras certas e fáceis de encontrar.

5) Olhe sempre o prazo de validade dos alimentos na despensa e deixe os que estão para vencer bem na frente, para não passarem desapercebidos.