quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Suflé comum

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa rasas) de farinha de trigo
500 ml de leite
Sal a gosto
1 couve-flor média cozida e picada
3 gemas peneiradas
50g de queijo parmesão ralado
3 claras batidas em neve
  
MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga em fogo médio e doure a farinha de trigo por 1 minuto, mexendo sempre. Acrescente o leite e o sal a gosto e mexa até que engrosse (aprox. 15 minutos).

Em uma tigela misture a couve-flor cozida e picada, as gemas peneiradas, o queijo parmesão ralado e o molho branco (reservado). Junte as claras em neve delicadamente e despeje a mistura em refratários individuais untados com manteiga e enfarinhados.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos ou até que fique dourado. Sirva imediatamente.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Saiba como é o preparo das refeições servidas em voos



Quem recebe uma refeição quente durante o voo não imagina o universo por trás das bandejas que acondicionam saladinhas, massa ou frango e sobremesa.

O processo começa na reserva do voo, quando é estimado o número de passageiros que serão servidos. Até a data da viagem, esse número é checado atentamente pelo catering, empresa responsável pelo fornecimento de refeições às empresas aéreas.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a LSG Sky Chefs, que produz cerca de 30 mil refeições por dia, faz a comida para 22 companhias de aviação. Apesar da escala industrial, todo o processo é feito de modo individual, com alimentos cortados e embalados à mão, um a um.

Alguns alimentos começam a ser preparados 48 horas antes da viagem: caso das carnes, que são cortadas de acordo com o prato (filé, medalhão, iscas) e assadas ou cozidas com antecedência. Massas, risotos, saladas, sobremesas e pães são preparados no dia da viagem.

Durante o preparo das refeições, dois fatores devem ser bem controlados: tempo e temperatura. Carnes, por exemplo, devem ser cozidas a uma temperatura mínima de 60 °C, que varia de acordo com o tipo e o corte.

Logo em seguida, são colocadas em uma câmara que acelera o resfriamento dos alimentos para que atinjam 10 °C, temperatura considerada ideal para que não haja contaminação por micro-organismos.

Todos os alimentos que passam por algum tipo de cozimento, como massas, sopas e molhos, são levados para essa câmara frigorífica e, ao atingir 10 °C, armazenados em uma sala refrigerada, onde aguardam a montagem das refeições.

Nenhum alimento deve ficar mais do que 45 minutos sem refrigeração, por isso a comunicação entre o catering e o aeroporto é contínua, para que as refeições sejam embarcadas duas horas antes da decolagem do avião, mesmo em caso de atrasos nos voos.

As refeições das classes econômica e executiva são montadas pelo catering, em recipientes de papel, plástico ou vidro, e armazenadas em carrinhos. Já a comida da primeira classe é embarcada em recipientes maiores, e os pratos são montados durante o voo, poucos minutos antes de servir, garantindo o visual caprichado.

Fonte: Folha.com