terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sustentabilidade no preparo das refeições coletivas

O setor de alimentação coletiva está se reformulando com foco na sustentabilidade, preocupando-se com o consumo de energia, o desperdício de alimentos durante o processo de produção das refeições e a destinação do lixo.
As nutricionistas Jaine Vieira e Síndia Bonfíglio, da comissão do I Congresso Latino Americano de Alimentação Coletiva que será realizado em novembro, dizem que as ações devem integrar o trabalho dos envolvidos no setor, tais como:
- Conhecer o impacto ambiental do produto nas condições atuais do sistema produtivo
- Gestão da política de compras: relacionar-se com parceiros que aplicam e adotam políticas de boas práticas e preservação do meio ambiente. Ex: programa de rastreabilidade
- Plano de aproveitamento e adequação de produção: equipamentos com consumo de energias e água alternativas onde os tempos dos processos produção serão “pensados” e implementados (energia solar, biodigestores e reaproveitamento)
- Planejar adequadamente os serviços e política de destinação do lixo conforme a legislação: Resíduos Sólidos (lei 12.305 de 02/08/2010)
- Implantar os selos de qualidades
O novo comportamento alimentar deve estar presente nas políticas de saúde institucionais, no comprometimento das indústrias de alimentos, na educação, sendo também incentivado nos meios de comunicação. Um dos problemas da aplicação sustentável nas refeições coletivas seria a logística e a distribuição da matéria-prima nos grandes centros. “Dentre as alternativas estão as centrais de distribuições, implantadas em locais estratégicos. Acredita-se que seja esse o gargalo da ineficiência do custo de distribuição entre o retorno do investimento, tecnologias de transporte e ações políticas”, dizem as nutricionistas.

Fonte: Atitude Sustentável

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Temaki Califórnia


Ingredientes:

55g de shari (arroz japonês)
1/2 unidade(s) de nori
1 colher(es) (café) de gergelim
12g de manga
6g de pepino
20g de kani

Modo de preparo:

Pegar o nori (alga) e colocar na palma da mão, espalhar o shari (arroz) do lado esquerdo da alga, espalhar o gergelim sobre o arroz. Colocar o pepino e a manga cortados em tiras e o kani-kama desfiado em cima do arroz. Enrolar em forma de um cone.

Dica:
O temaki é uma preparação leve, com baixo valor calórico e bem equilibrado em termos de macronutrientes, ou seja, contém carboidrato (arroz), proteína (kani) e o gergelim que representa uma importante fonte de gordura. O nori e o pepino representam os vegetais, fontes de fibras. A quantidade de manga utilizada por porção agrega apenas em sabor.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Frutas Vermelhas



Morango, melancia, cereja, framboesa, amora e outras muitas variedades fazem parte do grupo das frutas vermelhas. Qualquer fruta fornece propriedades importantes à saúde, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Porém, podemos destacar o grupo das frutas vermelhas, pois além desses nutrientes, possuem poder antioxidante.
Além de fornecerem poucas calorias, as frutas vermelhas possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças. Esses compostos que dão a cor vermelha na fruta.
Podendo atuar na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geléia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.

Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades:

- Morango: O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.
- Maçã: Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e estimulante das funções cerebrais.
- Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.
- Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.
- Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.
- Mirtilo: Taninos, antocianinas, são as substâncias dessa frutinha, que têm sido ligados à prevenção do declínio mental relacionado com a idade e efeitos anti-câncer.

Vale lembrar que é de extrema importância higienizar corretamente as frutas antes do consumo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sanduíche Natural

Ingredientes:

 2 xícaras de ricota amassada
 1 pote de iogurte natural
 100 g de peito de peru defumado picado
 2 colheres de salsa picada
 Sal a gosto e com moderação
 10 fatias de pão integral
 1 cenoura média ralada
 1 xícara de chá de agrião

Modo de preparo:

Misture a ricota com o iogurte, o peito de peru, a salsa e o sal. Espalhe essa pasta em cinco fatias de pão integral e distribua a cenoura e o agrião. Feche com a outra fatia e sirva.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tempere com alho



Os poderes e propriedades do alho:

O alho é um parente da cebola e alho-poró, tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida combatendo infecções além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento e muitas outras propriedades. Acredita-se que a maioria dessas propriedades se deve à riqueza de substâncias sulfurosas na sua composição. A ação mais saudável do alho é sua capacidade de melhorar as condições cardíacas, suas ações germicidas e anticancerígenas. Enfim, o alho é um dos alimentos acessíveis mais saudáveis.

Alguns fatos sobre o alho:

• Previne doenças coronárias e circulatórias;
• previne infartos;
• reduz a coagulação do sangue;
• reduz a pressão sangüínea;
• combate infecções bacterianas, viróticas e fúngicas, inclusive infecções de pele;
• diminui o risco de câncer do estômago, gástrico e outros;
• reduz os níveis de açúcar e glicose, ajudando no tratamento da diabetes.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Antepasto


Ingredientes:
1 berinjela com casca cortada em cubos
1 abobrinha italiana com casca cortada em cubos
1 tomate sem pele e sem semente cortado em cubo
½ cebola picada
200gr de tomate seco picado

Tempero:
100ml de azeite
50ml de vinagre de vinho tinto
10gr de orégano
10gr de salsa picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Coloque todos os legumes em uma assadeira e regue com azeite, vinagre, orégano, sal, pimenta e salsa picada. Leve ao forno a 250°C por 30 minutos, mexendo sempre. Retire do forno e misture os tomates secos. Sirva a seguir.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Café não faz mal à saúde


Será que a fama de vilão do café está com os seus dias contados?
O Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP) criou uma unidade de pesquisa especial: Café e Coração e pela primeira vez, no Brasil, é analisado a ação do café no organismo, comparando pessoas com doenças do coração, diabéticas ou saudáveis, sem nenhuma doença.

A pesquisa
Sete voluntários, parte de um primeiro grupo de 27, dedicaram 70 dias à pesquisa com vidas em comum, mas perfis diferentes.
Antes dos primeiros exames, realizados no Incor, os voluntários precisaram reduzir a zero a cafeína no organismo. Uma "limpeza", que levou 21 dias. Foi retirado todos os produtos que contém cafeína: refrigerantes, chá mate, chocolates...
A regra era tomar três xícaras de café por dia, nos horários que eles escolhessem.

De volta ao Incor, os testes foram repetidos. Ainda é cedo para conclusões definitivas. "Hoje está claro que tomar café não leva a ter mais infarto. Em vários estudos europeus e americanos, isso começa a cair em termos de verdade. Já há evidências claras de que o aumento da pressão arterial em uma pessoa que toma café regularmente é discretíssimo. É diferente para o individuo que nunca tomou café e de repente toma duas grandes xícaras de café. Esse indivíduo pode se sentir mal, até ter elevação da pressão, taquicardia, porque ele não está acostumado ao café", esclarece o professor Luiz Antonio M. César, médico do Incor.

Segundo o coordenador da Unidade de Café e Coração, não houve mudanças nos níveis de colesterol dos voluntários. O que era esperado, porque, no café coado, a gordura é filtrada. E a pressão sanguínea deles ficou até um pouquinho mais baixa no período em que tomaram café. Houve também uma agradável surpresa.

"A cafeína isolada talvez não seja boa, mas o café não é só cafeína, tem centenas de outras substâncias. São estudos recentes que estão mudando a imagem do café", diz doutor Luiz Antonio M. César.