terça-feira, 31 de maio de 2011

Saiba mais sobre o curry



O caril ou curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.
A introdução da palavra caril na língua portuguesa remonta a 1563, data do primeiro registo escrito, tendo tido como origem a língua tâmil. Apesar da sua antiguidade, a forma caril é pouco empregada noBrasil, onde são mais populares as formas inglesa curry ou japonesa carê, respectivamente para as culinárias indiana ou japonesa. A forma inglesa curry foi adaptada da forma portuguesa caril em 1598, de acordo com registos escritos.
É uma especiaria ideal para dar sabor as carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades funcionais.

Dentre as propriedades funcionais das variadas especiarias presentes no Curry, destacam-se:
Gengibre: antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento por ativar a termogênese (transforma parte das calorias presentes nos alimentos em calor); Pimentas: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção das doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais); Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. Cominho: diurético, auxilia no tratamento de flatulência (gases); Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo; Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol; Erva doce: combate tontura, náuseas, flatulência, infecções intestinais e estomacais;
Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite; Cúrcuma: antioxidante

Em recentes estudos conduzidos em universidades na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que o óleo de curcumina presente no curry pode prevenir a doença de Alzheimer.

Segundo os pesquisadores, o óleo de curcumina aumenta a atividade enzimática e protege o cérebro contra as doenças neurodegenerativas, além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos da aids e do câncer.

Alimentação no trabalho também pode ser saudável


Começar e terminar uma jornada de trabalho com disposição depende de muitos fatores, mas a alimentação pode atuar como grande aliada na manutenção do bem estar. De acordo com a Dra. Isolda Prado, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), manter um cardápio variado, rico em vitaminas, antioxidantes e fibras pode ajudar a ter mais energia para atuar diante os desafios do dia-a-dia.

A médica nutróloga dá algumas dicas de atitudes que podem ser inseridas no dia-a-dia para melhorar o desempenho, evitar o cansaço e fugir da chamada junk food:


Pausa para o lanche

Paradas estratégicas ao longo do dia para realizar lanches saudáveis e tomar pelo menos oito copos de água são importantes. São atitudes que refletem no estado de saúde e na produtividade. Entre as opções, a Dra. Sandra Fernandes, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), recomenda pães e biscoitos integrais, sucos naturais sem açúcar se possível, e frutas, umas três a cinco porções por dia.

“Uma maçã grande possui 3,5g de fibras e a meta é atingir entre 25 a 35g de fibras por dia”, complementa Dra. Isolda Prado. Para as pessoas que gostam das barrinhas de cereais, a escolha deve ser baseada no maior teor de fibras, pelo menos 1g e menor teor de gordura, que pode ser conferido nas informações nutricionais das embalagens.

Para os dias mais corridos, em que não se consegue sair do escritório para fazer as refeições, a Dra. Sandra Fernandes explica que as pessoas podem optar por uma salada fria e macarrão integral ou um sanduíche natural de pão integral com peito de peru, frango ou atum, conforme a preferência e suco natural.

Organismo mais resistente às mudanças no clima

As constantes mudanças climáticas podem tentar bombardear a resistência física. Para preparar o corpo e evitar as possíveis doenças típicas do inverno a Dra. Isolda Prado recomenda aumentar a ingestão de água e manter os cuidados com a alimentação, consumindo vitaminas antioxidantes como vitamina A, C e E, vitaminas do complexo B, minerais como selênio, zinco e ferro, carotenóides e alimentos com isoflavonas, prebióticos (fibras) e probióticos (bactérias do bem).

“Todos estes nutrientes estão presentes na alimentação equilibrada. Os antioxidantes são os pigmentos que dão o colorido especial aos legumes, verduras e frutas. Cereais, castanhas, grãos, peixes ricos em Omega-3 (salmão, sardinha), linhaça, vegetais folhosos, frutas cítricas, iogurte e uma sopinha de legumes ou uma canja são uma boa pedida quando bate aquele frio!”, garante a médica nutróloga.

Cuidados com a rotina evita problemas de saúde

Dentro da rotina, para o organismo não vale a pena adiar o horário das refeições e passar muito tempo sem comer. Estas ações contribuem para o aumento na produção de gases pelo intestino e desconforto, também pode ocasionar “mau humor”, provocado pela queda da glicose.

Segundo a médica nutróloga, além dos sintomas citados, as pessoas podem apresentar ganho de peso, caso desejem ‘descontar’ as horas sem alimento, com excesso de comida. Durante o expediente é importante que as pessoas dediquem horários para cuidar da alimentação.

Mas nada de exageros, principalmente após o almoço. Para evitar a fadiga após as refeições a Dra. Isolda Prado recomenda evitar os excessos de alimentos ricos em carboidratos e pobres em proteína. Outras dicas são repouso no período noturno e uma pequena dose de cafeína após o almoço, que pode ser um cafezinho, um pedaço de chocolate meio amargo ou chá verde, para manter a energia até o fim do dia.

A Dra. Sandra Fernandes sugere o cardápio abaixo, mas explica que as dietas devem ser individualizadas e calculadas de acordo com o peso, altura e hábitos alimentares de cada indivíduo.






sexta-feira, 27 de maio de 2011

Barreado



Ingredientes:

1 Kg de Patinho ou Acem
100 gramas de Toucinho defumado em fatias
2 Tomates sem pele e sem sementes
2 Cebolas cortadas em rodelas
1 Tablete de caldo Knorr de carne
1/2 xícara de chá de vinagre de vinho tinto
1/2 litro de água
4 Colheres de Salsa picada

Modo de preparo

Corte a carne em cubos grandes contra as fibras.

Tempere a carne com o caldo knorr e o vinagre.

Em uma panela de pressão, adicione um pouco de azeite.

Forre o fundo da panela utilizando primeiro o toucinho defumado;
coloque por cima as cebolas em rodelas, depois a carne, a linguiça e os tomates.

Aqueça a água e jogue por cima.

Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas, após isso deixe sair a pressão e verifique se a carne está desmanchando.

No momento de servir misture a salsa bem picada.

Dica de vinho: Tradicionalmente o prato é servido com cachaça de banana, mas um bom Malbec argentino acompanha muito bem este prato.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jovens, adultos e idosos consomem mais açúcar do que o recomendado



Pelo menos 70% dos jovens e 37% dos adultos e idosos ingerem mais açúcar do que o recomendado. Indispensável na dieta alimentar, já que o organismo necessita extrair glicose para funcionar regularmente, o consumo em excesso pode se tornar altamente perigoso. O limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde como consumo ideal é de 50 gramas, equivalente a cinco colheres de sobremesa por dia, mais do que isso já é um exagero e pode trazer perigos para a saúde.

Ao consumir açúcar o organismo entende que estamos experimentando uma sensação de euforia por estimular a produção de insulina. Já ao sentir uma queda nos níveis de açúcar sentimos cansaço e desânimo.. Essa é a chamada sensação de prazer momentâneo, o que provoca mais vontade ingerir doce, tornando o ciclo vicioso. Mas já que nosso organismo precisa desse açúcar o ideal é captar a glicose pelas frutas, a chamada frutose, pois, além de não causar danos celulares, a substância é extremamente benéfica à saúde, retarda o envelhecimento precoce, a diabetes e a hipoglicemia causadas pelo consumo de açúcar em excesso.

Para não cair nas tentações e cometer o pecado da gula por doces, o recomendado é que eles entrem com cautela na dieta diária. Afinal, o consumo equilibrado e constante de açúcar torna suficiente para a quantidade que o corpo necessita, sem exageros e sem perigo.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bolinho de chuva


Ingredientes:

2 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de chá de leite
2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela
óleo para fritar

Modo de preparo:

1.Misture todos os ingredientes até ficar uma massa mole e homogênea

2.Deixe aquecer uma panela com o óleo para que os bolinhos possam boiar

3.Quando o óleo estiver bem quente (180º) com uma colher comece a colocar pequenas quantidades de massa, e frite até que dourem por inteiro

4.Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois passe-os no açúcar com canela


terça-feira, 17 de maio de 2011

Alimentos amigos do coração


Uma alimentação adequada e bem balanceada ajuda a reduzir em até 80% o risco de ter doenças cardíacas. Portanto, conheça alguns aliados do seu coração, que você pode incluir no prato sem hesitação.

Peixes - contém o famoso ômega 3, ácido graxo responsável por limpar as artérias. Pode ser encontrado em várias espécies como o salmão, o atum e a sardinha, por exemplo

Cebola - ela diminui as placas de gordura que obstruem os vasos sanguíneos

Ovo - se o seu colesterol é normal, recomenda-se comer um ovo por dia

Nozes e castanhas - elas reduzem o risco de males cardíacos em quase 40%

Chocolate amargo - o chocolate amargo é capaz de reduzir o risco de ataques cardíacos e diminuir obstruções dos vasos sanguíneos

Alho - reduz a pressão arterial e combate o colesterol ruim

Morango - assim como a laranja e a goiaba, é uma fruta rica em vitamina C, antioxidante que reforça a parede das artérias, impedindo o acúmulo de placas gordurosas

Vinho tinto - contém flavonóides, oxidantes responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares


Fonte: Terra

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Batata Catarina


Ingredientes:

4 batatas grandes, compridas e descascadas (+/- 400 g cada) ou 6 batatas médias (+/- 240 g cada)
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 250 ml de azeite
- 2 dentes de alho inteiros e descascados
- 2 ramos de alecrim debulhados
- 6 folhas de sálvia picada
- 50 g de farinha de rosca misturada com 50 g de queijo
parmesão ralado

Modo de preparo:

1- Com auxílio de uma faca bem afiada corte fatias de 4 batatas grandes, compridas e descascadas (+/- 400 g) ou 6 batatas médias de (+/- 240 g cada), no sentindo da largura, sem cortar até o final da batata (o segredo é não deixar as fatias se soltarem). Tente fazer o máximo de fatias finas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. DICA: você pode cortar mais facilmente, encostando a lateral da batata numa tábua de carne. Posicione a
faca e corte uma fatia. A faca pára na altura da tábua de carne que funciona como um guia.

2- Numa frigideira aqueça rapidamente 250 ml de azeite com 2 dentes de alho inteiros e descascados, 2 ramos de alecrim debulhados e 6 folhas de sálvia picada.

3- Acomode as batatas num refratário (ou assadeira) e regue com o azeite aromatizado acima. Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por +/- 45 minutos.

DICA: de vez em quando, regue as batatas com o azeite que está no refratário.

4- Depois de assadas, polvilhe em cada batata, um pouco de 50 g de farinha de rosca misturada com 50 g de queijo parmesão e leve novamente ao forno por mais 5 minutos.
DICA: nesta hora também pode salpicar bacon frito cortado em cubinhos, calabresa cortada em cubinhos ou queijo gorgonzola.

5- Sirva como acompanhamento.

Grape Fruit ou Pomelo


Uma laranja maior e mais amarga do que aquela que diariamente conhecemos: eis o pomelo, palavra que, em português e espanhol, designa a fruta também conhecida, em inglês, como “grapefruit”.
Trata-se em tudo de um laranjão, legítimo representante do gênero citrus: não apenas na textura e na coloração da casca, na organização em gomos da polpa, na suculência azeda que toma conta da boca, mas também nas propriedades do alimento. É rico exatamente nas mesmas vitaminas e, não bastasse isso, também das folhas são extraídos os mesmos óleos utilizados na medicina caseira. As árvores onde nascem os pomelos também são extremamente semelhantes às laranjeiras e a flor também pode ser comparada a uma flor de laranjeira, apenas maior e menos perfumada.

Das frutas de sua famosa família – que é a mesma de todas as laranjas – o pomelo ou “grapefruit” é talvez a menos conhecida e menos apreciada pelos brasileiros. E não é fácil encontrar uma explicação para isso. Em outros recantos do planeta, nos dois hemisférios, da Índia aos Estados Unidos, passando por Israel, e mesmo em países vizinhos, como a Argentina, a fruta é extremamente valorizada, sobretudo no preparo de sucos e refrescos em geral, naturais ou industrializados.
Sendo o Brasil o principal produtor mundial de laranjas, surpreende a pouca atenção que seus habitantes dedicam ao pomelo. É indubitável o fato de ser uma fruta que dá lucros: a indústria de sucos e refrigerantes sabe aproveitá-la talvez como nenhuma outra fruta. Concordando com a maioria dos brasileiros, entretanto, costumam estar os mestres-cucas, que pouco o empregam na culinária.

A Flórida, na costa oriental dos EUA, é responsável por metade da produção mundial da fruta, arrebanhando também a maior parcela dos lucros provenientes da comercialização, além de ser o principal consumidor. Naquele país, a produção de pomelo iniciou-se nos idos de 1880, muito antes, portanto, dos poucos brasileiros, que apenas recentemente começaram a se atrever em seu cultivo.
Quanto à origem da planta, acredita-se que seja a mesma das demais laranjas, ou seja, proveniente da Ásia, mais especificamente do arquipélago malaio
Chegando aos 20 cm de diâmetro, o pomelo é um dos maiores frutos cítricos que existem, se não o maior. A coloração da casca varia entre perfeitamente amarela e um amerelo um pouco mais róseo. Neste último caso, a polpa é mais escura e avermelhada, um pouco mais doce.

Fonte: Livro Brasil Frutas.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Saiba como conservar melhor os seus alimentos


Imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso organismo, as frutas e os legumes são fontes de vitaminas e minerais. Mas são necessárias algumas precauções para melhor conservá-los. A nutricionista goiana Nadia Campana explica que esses alimentos são muitos sensíveis à luz, ao ar e ao calor. “Compre apenas o que irá consumir durante a semana. E deixe para descascar, cortar ou fazer sucos minutos antes do consumo”.
De acordo com a nutricionista, o ideal é o consumo imediato, mas se tiver que armazenar o melhor é optar pelo congelamento. “Ao congelar frutas e legumes, perde-se menos vitaminas”, conta. “Mesmo assim, não se evita a perda total das propriedades nutritivas”.

Para retirar os vestígios de agrotóxicos, Nadia indica o uso de duas colheres de sopa de vinagre diluídas em um litro de água. “Lave em água corrente e deixe o alimento de molho nesta solução por cerca de 30 minutos. Depois lave mais uma vez”. Segundo a nutricionista, você também pode limpar as frutas e os legumes com o auxílio de uma bucha ou uma escova de cerdas macias. “Essa é uma garantia a mais para se livrar da camada de bactérias e produtos químicos”.

Na hora de preparar, prefira consumir os alimentos crus ou feitos no vapor. “Alternar o modo de preparo é uma forma de garantir que diferentes nutrientes sejam aproveitados pelo nosso organismo”. A nutricionista ainda atenta para a sazonalidade de frutas e legumes: “Compre sempre os que são ‘da época’, que são mais frescos, porque não precisam ser transportados de longas distâncias”, ela recomenda.

Confira a lista dos que estão disponíveis neste período de outono, até junho:

Frutas: Abacate, banana-d’água, banana-maçã, banana nanica, limão, coco, fruta-do-conde, goiaba, limão, laranja-lima, laranja Bahia, laranja seleta, mação, mamão, maracujá, tangerina.

Hortaliças: Abóbora, agrião, mandioca, batata-doce, jiló, brócolis, chicória, inhame, milho e nabo.

Fonte: Terra

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diga adeus ao efeito iô-iô




Não há dúvida: as dietas ajudam a perder peso rapidamente. Porém, manter a silhueta conquistada não é tarefa das mais fáceis. Algumas pessoas chegam até a ganhar mais quilos do que tinham antes. Mas se engana quem pensa que o ganho de peso está ligado apenas ao retorno dos velhos hábitos alimentares.

Para a nutricionista francesa Eugénie Frering, quem segue dietas ingere menos calorias, o que força o corpo a acessar suas reservas de gordura para perder peso. “Porém, o corpo se adapta à situação de escassez e passa a estocar mais calorias”, afirma. “É como se o organismo lembrasse que foi maltratado por um tempo.”

É aí que surge o temido efeito ioiô, a sucessão de perda e ganho de peso. E com ele, surgem também efeitos nocivos para o organismo. Os pesquisadores Brownell e Rodin concluíram no livro “Medical, Metabolic, and Psychological Effects of Weight Cycling" que quem se submete a dietas de efeito rápido corre um risco maior de desenvolver doenças do coração, hipertensão e diabetes.

De acordo com a nutricionista, existem soluções simples para lutar contra o efeito ioiô. Ela diz que não se deve seguir regimes muito radicais que podem maltratar o seu corpo. “O ideal é perder entre 2 e 4 quilos por mês”. Além disso, o ideal é dar preferência às proteínas. “Esse é o alimento preferido dos músculos. Mas prefira as fontes magras, como carne de peixe, a soja e ovos”.

Por último, a especialista indica a prática de atividades físicas. “O esporte permite que a gordura dê lugar aos músculos e esse deve ser o objetivo de qualquer dieta, perder gordura e não necessariamente o peso”.


Fonte: Terra

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Limão: Conheça os benefícios do azedinho



Como um anti-séptico natural, o sumo do limão é capaz de destruir bactérias e infecções, proporciona volume e brilho aos fios do cabelo, previne diabetes e ainda funciona como excelente tônico para o fígado. Rico em vitamina B, riboflavina, vitamina C, cálcio, fósforo, carboidratos, e proteínas a fruta ainda possui um poder antioxidante, capaz de ajudar a minimizar os efeitos da idade.

Sua versatilidade propicia várias maneiras de preparo e consumo, dentre elas sucos, temperos de saladas, molhos ou até mesmo puro. Para potencializar o efeito anti envelhecimento a limonada suíça é a melhor opção, já que dessa maneira utiliza as propriedades da casca.

Quais benefícios podem ser associados ao consumo diário do limão?

• Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.

• A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para o organismo se manter saudável.

• Outro benefício da fruta é para o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais.

• Para quem teme o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento (perda de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).

• Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.

• Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo).

• Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

• Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

• Alguns estudos ainda associam o consumo de limão com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.

• Além desses benefícios, o limão ajuda a conservar alguns alimentos, por exemplo, se for fazer um suco de maçã, para evitar o escurecimento do mesmo, esprema um pouco dessa fruta e garanta melhor qualidade na conservação do suco.

Quanto consumir de limão para ter esses benefícios?

Tomado diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo, promovendo todos os seus benefícios.

Caso a pessoa não consiga fazer dessa forma, poderá usar na salada, como tempero, e ainda em preparações de outras refeições. Mas lembre-se, o ideal é 1 limão por dia.

Qual o melhor tipo de limão?

Você irá encontrar todos os benefícios no limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.

Outras considerações

• Para quem tem hipersensibilidade nos dentes, use canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte.

• O ideal é beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por completo

Frango ao Molho de Maracujá

Ingredientes:

1 kg de filé de peito de frango
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de margarina
1 cebola picada
2 xícaras (chá) de caldo galinha
½ xícara (chá) de suco de maracujá
2 colheres (sopa) de cachaça
1 colher (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de água
1 pitada de açúcar

Modo de Preparo:

Tempere o frango com o alho, o sal e a pimenta-do-reino.

Em uma frigideira, derreta a margarina e doure a cebola.

Em seguida, frite os filés de peito de frango até que estejam dourados por inteiro.

Acrescente o caldo de galinha e deixe cozinhar por 10 minutos no fogo baixo.

Por fim, acrescente o suco de maracujá, a cachaça, o amido de milho dissolvido na água, o açúcar, misture e deixe apurar.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Área de lazer com churrasqueira

Ter uma área de lazer com churrasqueira em sua casa certamente a tornará muito mais agradável. O ambiente é propício para poder ter momentos de descontração com amigos, família, festas, comemorações, almoços aos domingos e tantos outros momentos.

Uma área de lazer com churrasqueira não precisa necessariamente ser fora de casa, num quintal. Sabemos que, principalmente em grandes cidades ter um quintal privativo, com espaço suficiente para guardar carros e ainda sobrar um bom espaço para lazer é cada vez mais raro. Mas isso não significa que você não pode montar sua churrasqueira dentro de casa.

Separamos algumas imagens de áreas de lazer com churrasqueira dentro de casa para você poder ter uma ideia de como você pode adaptar ambientes que você já possui.