sexta-feira, 29 de abril de 2011

Patê de ervas finas


Ingredientes

250 gr de maionese
1 dente(s) de alho
1/2 unidade(s) de cebola pequena(s)
1 maço(s) de salsinha
1/2 unidade(s) de cebolinha verde
quanto baste de hortelã
quanto baste de manjericão
60 ml de vinagre branco
1 colher(es) (sopa) de azeite
250 gr de ricota
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca


Modo de Preparo

 Bata todos os ingredientes no liqüidificador , com exceção da maionese, até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha e então, incorpore à maionese.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Água Aromatizada

A dica de hoje é para quem não gosta ou não consegue tomar água pura, são as águas aromatizadas. E não adianta comprar pronta não, tem que fazer em casa para obter os benefícios da água e aproveitar o sabor dos ingredientes utilizados.


Para fazer a sua, basta acrescentar em uma jarra casca de laranja ou limão, pedaços de gengibre, hortelã ou outras ervas conforme o seu gosto e preferência. Para o gosto fixar bem, deixe na geladeira por no mínimo uma hora antes de servir. 

Se quiser inovar, basta encher forminhas de gelo com pedaços de ervas e frutas e completar com água e deixar congelar.



Fonte: La Becolla

terça-feira, 26 de abril de 2011

10 hábitos saudáveis que você deve adotar

O organismo tem o potencial de ajudar no tratamento de todas as doenças, mas para isso ele precisa do seu esforço. O médico homeopata Ícaro Alcântara é quem explica: "Através de hábitos saudáveis, o corpo e a mente irão se fortalecer para combater as doenças agindo nas suas causas, assim eliminando ou melhorando sintomas de forma natural, mas duradoura e efetiva".
Para isso, Alcântara trouxe os dez hábitos fundamentais para uma melhor qualidade de vida e saúde:

1 - Beba água de uma em um hora.
A maior parte do corpo é constituída por água, ou seja, na falta dela, tudo fica prejudicado e funciona pior.
Água deve ser ingerida várias vezes por dia, mais que três litros (para um adulto). A falta de água está envolvida em praticamente todas as doenças e sintomas, desde obesidade e dores de cabeça até pressão alta, inflamações e doenças circulatórias em geral.


2 - Alimente-se de três em três horas
Os alimentos trazem energia e "matéria-prima" para nosso organismo reconstruir-se. Por isso, ele precisa receber estes nutrientes, em variada qualidade e no máximo de três em três horas. Quem passa muito tempo sem comer funciona como um carro com problemas de combustível: simplesmente não anda direito.


3 - Coma fibras pelo menos duas vezes dia
Folhas verdes, frutas, cereais, granolas, brotos, cogumelos e similares são ricos em fibras e devem ser consumidos todos os dias. Por que são importantes? Porque ajudam a "limpar" nosso organismo por dentro e nenhum intestino funciona direito sem eles.

4 - Pratique exercícios pelo menos 3 vezes por semana, por mais de 30 minutos por vez
O exercício físico regular (caminhadas, ginástica, pedalar, etc) melhora a circulação do sangue, o que ajuda o coração na sua função e evita as piores conseqüências dos "entupimentos" de veias e artérias: aumento de pressão, tromboses, embolias, infartos e "derrames". Também ajuda a respirar melhor e ganhar mais músculos, necessários a uma "melhor idade" mais saudável. Só observe que é mais seguro buscar avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.


5 - Mantenha uma postura positiva e pró-ativa
O pensamento negativo prejudica o funcionamento de vários sistemas do corpo; o positivo, ao contrário, ajuda.

6 - Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários, seguindo suas orientações
A consulta regular permite identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes, adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenho maior chance de alcançar os efeitos desejados.

7 - Cuide do seu sono
É durante o sono que seu corpo e sua mente recuperam-se do dia que passou e preparam-se para enfrentar o próximo, fixando memórias, repondo nutrientes, selecionando o que é necessário e o que precisa ser eliminado. Quem não dorme direito, portanto, está adoecendo aos poucos. Prefira dormir no escuro, em um ambiente tranqüilo e horas suficientes.


8 - Evite excessos
O excesso de qualquer coisa faz mal; sempre. Por isso, excessos devem ser ocasionais e são melhor tolerados (fazem menos mal) pelo organismo que é bem cuidado no seu dia-a-dia. Por exemplo: mais que 2 xícaras de café expresso por dia podem causar muitos sintomas, como: aumento da pressão sangüínea, gastrite, má absorção do cálcio e mau funcionamento intestinal.

9 - Respire direito
A vida rápida e estressante de hoje em dia tem feito com que respiremos cada vez mais superficialmente e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o nosso organismo; e este gás é fundamental para o bom funcionamento de corpo e mente. Lembre-se sempre que temos três "combustíveis" para funcionar: o ar que respiramos, a comida que comemos e a água que bebemos; problemas com qualquer deles fará com que adoeçamos.

10 - Reduza seu estresse
O estresse é uma das maiores causas de doença dos "tempos modernos". Para combatê-lo, quatro dicas básicas: planeje-se e seja menos "pego desprevenido" pelos imprevistos; foque sua energia na ação para resolver problemas e não em ficar remoendo os problemas em si; evite fazer "tempestade em copo d’água", já que isto consome sua energia e pouco resolve; mantenha atividades regulares de lazer, afinal até uma máquina tem que ser desligada periodicamente para "esfriar", não?
"Se você promover o máximo possível destes hábitos em sua vida diária, terá mais saúde e um organismo capaz de responder aos tantos fatores de desequilíbrio a que estamos expostos diariamente. Resultado? Menos doenças e bem mais qualidade de vida e bem-estar", aconselha o especialista.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Atenção às vitaminas

Quem busca um corpo bonito, saudável, com equilíbrio e bem-estar não pode bobear na alimentação. A ingestão de vitaminas variadas todos os dias é fundamental.
Cada uma tem sua função, fazendo bem para a pele, cabelos, unhas e todo o organismo. Para alcançar os benefícios, é preciso conhecê-las.

Veja algumas:

Vitamina E - Tem um importante papel na recuperação do sistema imunológico. Suas principais fontes são os óleos vegetais, como de amendoim, soja, milho e girassol, e o gérmen de trigo. As nozes, sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.

Vitamina K - É necessária, principalmente, para o mecanismo de coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar exageradamente a partir de cortes e feridas. Também previne a osteoporose e pode ser encontrada em fígado e verduras como nabo, couve e alface. Outras fontes são aveia e chá-verde.

Vitamina H - Contribui para evitar que o cabelo fique grisalho e ajuda no tratamento preventivo contra a calvície. Também alivia as dores, o eczema e a dermatite. Fontes: noz, castanha, amêndoa, frutas, levedo de cerveja, fígado bovino, gema de ovo, leite, rim, arroz integral.





segunda-feira, 18 de abril de 2011

Peixe no sal grosso

Ingredientes:

  • 1 peixe inteiro limpo (aproximadamente 1,5 kg)
  • 1 ½ kg de sal grosso
  • Água (para borrifar)
  • Suco de 1 limão
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de manjericão
  • 1 xícara (chá) de salsinha
  • 1 xícara (chá) de tomilho
  • ½ xícara (chá) de coentro
  • ½ xícara (chá) de erva-doce
  • ½ xícara (chá) de manjerona
  • 5 folhas de louro
  • Azeite de oliva a gosto
Modo de Preparo:

  1. Forre uma assadeira com papel alumínio no fundo, deixando sobra de papel alumínio nas laterais.
  2. Coloque o sal grosso formando uma camada de cerca de 1,5 cm.
  3. Borrife um pouco de água no sal e coloque o peixe por cima.
  4. Tempere-o com o suco de limão, a pimenta-do-reino e recheie-o com as ervas.
  5. Cubra o peixe com o papel alumino e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Doenças causadas pela má alimentação

Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos não se preocupam com a alimentação. Apenas lembram do assunto quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.

Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença.

Veja a seguir algumas doenças causadas por uma alimentação inadequada:

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.

Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de atividade física regular. Esse é o caminho para ter excelentes resultados.

Colesterol elevado

O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.

Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura trans e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente.

Gastrite

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.

Medidas preventivas e o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação. Ter uma alimentação fracionada, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.

Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.

Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.

Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Hipertensão

A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Assim como as demais doenças citadas acima, para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, por isso fique atento nas embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.

Como os leitores puderam observar a alimentação é algo essencial no combate destas doenças e outras que não foram citadas, por isso se faz necessário a conscientização de todos para uma vida mais saudável.

Fonte: Terra

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bolo Brigadeiro

Massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de óleo
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma


Recheio e Cobertura:
4 xícaras (chá) de leite condensado
2 xícaras (chá) de creme de leite (sem soro)
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de chocolate granulado

Calda:
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
Canela em pau a gosto
2 cravos-da-índia


Fonte: Edu Guedes

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dicas Para Previnir Dor nas Costas



Cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia (dor nas costas), de acordo com Alexandre José Reis Elias, neurocirurgião e especialista em coluna do Hospital 9 de Julho, de São Paulo. Como prevenir é melhor que remediar, confira nove dicas para diminuir as chances de ter o incômodo nas costas:

1 - Não durma de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho;

2 - O colchão não deve ser muito mole ou duro. O semiortopédico é uma boa opção, mas não existe regra e a escolha é individual;

3 - Para sair da cama, não se levante para frente. A melhor forma é virar o corpo para o lado e se levantar nessa posição;

4 - Quando for pegar objetos no chão, se agache dobrando os joelhos e sem inclinar a coluna. Não carregue peso excessivo (por exemplo, mais que três ou quatro quilos);

5 - No trabalho, se sente em cadeiras que não reclinem para trás e que tenham apoio para os braços. As costas devem ficar bem apoiadas e os pés totalmente encostados no chão. A tela do computador precisa ficar na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável;

6 - Ao carregar mochilas, coloque as alças nos dois braços e tome cuidado com o excesso de peso;

7 - O salto alto pode acarretar dor na coluna lombar. Tenha bom senso e use-o apenas eventualmente. Se provocar dor, evite-o;

8 - Dirija com as costas apoiadas no banco e os braços parcialmente fletidos (não esticados totalmente);

9 - As gestantes devem manter atividade física supervisionada e permanecer dentro do peso. É que dores lombares são comuns e, na maioria das vezes, não indicam nenhum problema sério. De qualquer forma, é recomendado procurar um especialista em coluna para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado e as formas de prevenir novas crises.


Fonte: Terra

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por que os icebergs são azulados?

Uma das primeiras grandes curiosidades de visitantes encantados pela beleza dos gigantescos icebergs da Antártida tem a ver com a cor azulada destes gigantes dos mares. Geólogos e cientistas a bordo de expedições que recebem turistas têm a explicação na ponta da língua: os icebergs são azuis por conta dos microscópicos vermes do gelo em sua superfície. Essa explicação, porém, não passa de uma piada recorrente desses cientistas.

Apesar disso, inicialmente a questão é levada a sério. Eles "explicam" que os vermes do gelo, além de terem uma incandescência azul natural, possuem enormes olhos azuis que enfatizam ainda mais o efeito. A maioria dos turistas a bordo da expedição da qual o Terra participou ficou perplexa ao escutar a história do geólogo chefe da embarcação, o alemão Wolfgang Blumel. Turistas mudos. Wolfgang continua sério. Quem afinal de contas já ouviu falar dos importantíssimos vermes do gelo?

A pergunta seguinte - retórica - é feita pelo próprio cientista. "E afinal de contas, por que os icebergs têm aparência branca durante a noite?" Silêncio total. O próprio geólogo se apressa em responder: "os icebergs ficam brancos durante a noite porque os vermes do gelo estão cansados, fecham os olhinhos e vão dormir!".

Leva alguns segundos até que o primeiro turista entenda que se trata de uma piada e comece a dar uma risada nervosa. O próprio Blumel não aguenta mais a seriedade e cai na risada. "A maioria das pessoas acha geologia extremamente chata e difícil. Com um pouco de humor as coisas ficam mais leves", diz o alemão.

A piada rende boas risadas. A curiosidade, entretanto, persiste - se afinal não existem "vermes do gelo", por que então os icebergs são azuis?

Wolfgang dá a explicação (a verdadeira): "Muitos de vocês provavelmente se lembram daquela historinha sobre a refração da luz das aulas de física do colegial. Bem, ela não tem nada a ver com a cor do gelo", explica o geólogo na mesma linha de humor. "Na realidade, o iceberg é azul pelo mesmo motivo que a água do mar é azul: a absorção do espectro vermelho da luz".

A luz é refletida em quase sua totalidade (luz branca) no espaço entre o gelo e o ar. Para que seja visível, qualquer objeto precisa refletir pelo menos parte do espectro luminoso. No caso da neve e do gelo, as milhares de bolhas de ar presentes no seu interior refletem a luz quase que integralmente, conferindo seu aspecto branco. Nos icebergs e glaciares, conforme o gelo vai se comprimindo, as bolhas de ar vão sendo expelidas, aumentando a densidade do gelo.

A ligação entre oxigênio e hidrogênio da água é excelente para absorver o espectro amarelo e vermelho, mas absorve mal o espectro azul da luz - o gelo absorve o espectro vermelho de forma até seis vezes mais eficiente do que consegue absorver o espectro azul.

Quanto maior for a área de gelo atravessada pela luz, menos vermelho sobrará e, portanto, mais profundo será o tom de azul observado. Espessuras inferiores a um metro geralmente refletem quantidade suficiente de outras faixas do espectro luminoso para que continuem tendo aparência branca. "Somente quando a luz atravessa cerca de um metro é que começamos a observar tons azuis no gelo", explica Wolfgang.




Fonte: Terra